Como se sair bem em uma entrevista de emprego? Confira nossas dicas!

6 minutos para ler

A entrevista de emprego tem papel fundamental em um processo seletivo. É durante sua realização que o recrutador pode conhecer mais um pouco sobre o profissional que despertou sua atenção na leitura do currículo.

Acontece que nem todo candidato sabe como se sair bem em uma entrevista de emprego e comprovar que é mesmo o melhor perfil para ocupar uma vaga disponível na empresa — muitos têm, por exemplo, dificuldades de expressar sobre suas habilidades.

Se você está à procura de um emprego e se identificou com o tema deste conteúdo, acompanhe nossas dicas de como se preparar para um processo seletivo e ser bem-sucedido na entrevista. Boa sorte!

A importância da entrevista em um processo seletivo

A entrevista de emprego é o momento em você vai ter a oportunidade de apresentar todas as qualificações relatadas no currículo, afinal, seja o cadastro em uma plataforma, seja em uma versão impressa, o currículo representa um compilado de tudo o que você sabe fazer.

A etapa da entrevista serve para que recrutador e candidato se conheçam melhor e, ali, sejam avaliados alguns critérios específicos, exigidos ou desejados pela empresa para preencher as vagas em aberto. Normalmente, quando o processo se inicia, os recrutadores agendam as entrevistas para o mesmo dia. Elas podem ser individuais ou coletivas, o que depende do modo de atuação em cada empresa.

Nesse sentido, é essencial que você esteja preparado para defender suas qualificações com segurança e propriedade de modo a superar possíveis adversários. Processos seletivos são disputas entre candidatos, mas são também, sobretudo, a oportunidade de se destacar para ser a melhor opção e a escolha da empresa.

Dicas para ser aprovado em uma entrevista de emprego

Ser aprovado em um processo seletivo depende de vários fatores e etapas. Primeiro vem a fase do recrutamento, depois das entrevistas, e essas são seguidas de testes e mais entrevistas específicas caso a vaga exija um conhecimento mais profundo.

Somente um currículo bem elaborado e repleto de informações preciosas não é o suficiente para convencer o recrutador de que você é o candidato ideal. Coloque o marketing pessoal em prática se empenhando em imprimir uma marca que seja lembrada ao sair da entrevista de emprego.

Por isso, a seguir, separamos algumas dicas de como você pode se comportar quando for convidado para uma entrevista. São pequenas mas importantes orientações de como se sair bem em uma entrevista de emprego. Dando tudo certo, certamente uma resposta positiva virá no final do processo seletivo. Vamos lá?

Pesquisar sobre a empresa com antecedência

Quando o recrutador entrar em contato e a vaga for interessante para você, pesquise tudo sobre a empresa antes da entrevista. Em um momento oportuno, demonstre o quanto você já sabe sobre o negócio e o desempenho da empresa no mercado.

Durante a entrevista, é comum os recrutadores perguntarem se você conhece a empresa e o que ela faz. Aproveite a abertura concedida e relate tudo o que sabe sobre a companhia e, se possível mas sem exageros, cite em que suas qualificações podem ser agregadas.

A curiosidade, o interesse, a pesquisa e a retenção de informações na memória são aspectos apreciados pelos recrutadores, pois sugerem um profissional que se antecipa aos projetos, buscando conhecer além do que foi apresentado.

Demonstrar interesse pela vaga

A tendência é que o recrutador, logo depois de se apresentar, fale um pouco sobre a vaga a ser preenchida. Ouça com atenção e demonstre interesse, inclusive com algumas perguntas se sentir liberdade para isso.

É importante que o processo seletivo seja uma via de mão dupla e você compreenda, em detalhes, todas as atribuições da vaga para se identificar com a função e saber se ela corresponde às suas expectativas. Além disso, é relevante você passar a segurança necessária de que está mesmo interessado em trabalhar na empresa.

Ficar atento à linguagem corporal

O corpo fala, e há uma obra inteira de mesmo título (O Corpo Fala — A Linguagem Silenciosa da Comunicação Não Verbal, de Pierre Weil e Roland Tampakow) dedicada ao estudo da linguagem corporal.

A sua postura corporal diz muito sobre o quanto você está disposto a participar do processo para o qual foi convidado e lutar para conquistar a vaga de emprego. Já na entrada, na portaria ou na recepção, seja gentil com quem o atender, dizendo claramente o motivo de estar ali.

Se tiver que esperar, evite o uso demasiado do celular ou ficar de cabeça baixa. Se houver câmeras e os recrutadores estiverem observando sua postura, que vejam uma pessoa sempre atenta ao que acontece ao redor e preparada para uma chamada a qualquer momento.

Durante o processo e a entrevista, encontre uma posição confortável, que não seja nem aquém nem além dos seus concorrentes — seu corpo deve dizer que você se sente seguro e está pronto para confirmar as informações do currículo e detalhar um pouco mais o que for solicitado, mas sem excesso de confiança.

Ter calma ao responder às perguntas

Em continuidade à postura, seja calmo ao responder os questionamentos do recrutador. Ouça atentamente cada pergunta para ter a certeza de que compreendeu e formule mentalmente o que tem a dizer antes de responder às questões.

Seja perspicaz e tente entender o que o recrutador espera encontrar de diferente em suas respostas. Imagine que as informações superficiais já foram visualizadas no currículo e que a ocasião pede uma versão mais completa e convincente.

Ser objetivo

Em alguns casos, se estender demais nas explicações pode não ser bem-vindo, por isso, ao detalhar as funções de um cargo ou citar um resultado de sucesso em empregos anteriores, priorize a objetividade, sem rodeios.

Dependendo da quantidade de candidatos, se a entrevista for coletiva, o bom senso será seu maior aliado na utilização do tempo adequado para desenvolver as respostas de forma coerente e sucinta.

Já para uma entrevista individual, é fundamental observar o modo como o recrutador conduz o tempo do processo. Há recrutadores que não se importam em tomar um tempo longo, desde que explorem bem as especificidades de cada perfil, enquanto outros são mais econômicos.

Agora que você já sabe como se sair bem em uma entrevista de emprego, ao receber o contato de um recrutador, coloque em prática todas as dicas que trouxemos nesse artigo e garanta uma boa impressão para conquistar uma vaga naquela empresa dos sonhos.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba diversos conteúdos sobre este e outros assuntos relacionados a recrutamento e seleção, serviços terceirizados, mentoria e acompanhamento de candidatos diretamente na sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Abrir WhatsApp
Precisa da gente?
Olá! Podemos te ajudar?
Powered by