6 melhores cursos de petróleo e gás que vão turbinar a sua carreira

7 minutos para ler

Um estudo feito pela Central Intelligence Agency (CIA), dos Estados Unidos da América, elencou os países que têm as maiores reservas de petróleo do mundo.

Nessa lista, o Brasil aparece na 15ª posição com um total estimado de 12,7 bilhões de barris em “estoque”. Além do petróleo, nosso país também se destaca na produção de gás natural. Visando aproveitar esse mercado, muitos decidem fazer cursos de petróleo e gás.

Mas quais são os cursos disponíveis nessa área? Que benefícios oferecem para a carreira profissional? Neste artigo, abordamos esses questionamentos. Acompanhe!

Por que é importante fazer cursos de petróleo e gás?

Outra pesquisa — agora feita pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e apresentada pelo site de notícias G1 — registrou recordes históricos na produção de petróleo e gás natural no Brasil. Em maio de 2019, houve um volume de produção na marca de 2,731 milhões de barris de petróleo por dia e de 118 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

Diante desse mercado rico e aquecido, os que realizam cursos de petróleo e gás têm diante de si boas oportunidades. Afinal, a necessidade de mão de obra técnica qualificada é grande e tende a se expandir. Além disso, um profissional formado habilita-se para atuar em várias áreas da cadeia produtiva do petróleo e gás, como refinarias, petroquímicas, usinas de biocombustíveis e plataformas de produção.

Muitos já iniciam a vida profissional nesse setor, já outros migram de áreas empresariais buscando uma carreira mais lucrativa e promissora. Independentemente da razão, mediante uma capacitação, as chances de sucesso nesse mercado são enormes.

Quais são os cursos disponíveis nessa área?

Como dito, são muitas as atividades ligadas ao processo produtivo de petróleo e gás. Por isso, há diversas opções de cursos disponíveis. A seguir, elencamos alguns deles e mostramos seus benefícios e outras particularidades.

1. Refrigeração e climatização

O primeiro curso dessa lista é o de refrigeração e climatização. No geral, essa capacitação habilita o profissional a supervisionar e elaborar projetos de manutenção de equipamentos e de instalação. Sendo assim, ele se torna capaz de trabalhar em indústrias, oficinas, residências e empresas da área.

Além disso, os conhecimentos adquiridos levam o aluno a entender como funciona todo o processo de climatização e refrigeração, o que envolve estudar circuitos elétricos, compressores, evaporadores, tubulações e refrigeração terrestre e automotiva.

O mais interessante é a base ecológica desse curso, pois transmite ao estudante o valor de preservar o meio ambiente.

2. Sistema a gás

Outro curso que capacita profissionais é o de sistema de gás. Nele, o aluno aprende a selecionar componentes para instalações, executa manutenções e presta assistência técnica de equipamentos de um sistema de gás. Além do mais, o estudante se torna apto para operar, controlar e montar sistemas de gás natural por meio de projetos certificados que obedecem às normas técnicas e de segurança.

Para “imergir” de vez no universo dessa área, o curso disponibiliza conhecimentos técnicos e científicos relativos à tecnologia dos gases combustíveis. Dá-se ênfase, é claro, ao gás natural e ao liquefeito de petróleo (GPL). No fim, o estudante entende bem sobre projetos e desenho técnico de instalações de gás.

3. Produção de petróleo e gás natural

O curso de produção de petróleo e gás natural habilita profissionais que desejam atuar na cadeia de fornecedores de bens e serviços, como é o caso das indústrias desse setor. Para isso, o aluno aprende a desempenhar tarefas de apoio aos negócios, bem como a implantar e operacionalizar as modernas tecnologias voltadas para a área de petróleo e gás.

Uma vez dentro da empresa, o profissional formado opera como supervisor de produção ou gerente de logística e comercialização. Por outro lado, em uma área mais prática, o curso ensina a manusear e controlar os processos de extração, produção e refino. Ademais, entende-se o funcionamento das máquinas e dos equipamentos.

Sem falar nos conhecimentos sobre procedimentos de controle de qualidade de insumos, matérias-primas e produtos finais. Com toda essa instrução, o formado tem a possibilidade de atuar em pesquisa, desenvolvimento, transformação e comercialização de produtos derivados do petróleo e do gás.

4. Gestão nos negócios de produção e exploração de petróleo e gás

A abrangência do conteúdo desse curso é tão ampla quanto o seu nome, uma vez que ensina as principais técnicas da gestão de negócios voltada para a produção e a exploração de petróleo e gás. Nesse sentido, o aluno entende como tomar as melhores decisões sobre investimentos e identificar boas oportunidade de negócios.

Para isso, o curso aborda os riscos e as incertezas da atividade petroleira, técnicas para a mitigação dessas ameaças e a distribuição dos investimentos de maneira inteligente. Com base no atual cenário econômico, o estudante entende como ser um gestor que lida bem com mudanças que podem ocorrer nesse setor.

5. Armazenamento de líquidos e combustíveis

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) produziu a Norma Técnica Brasileira (NBR) 17505/2015, que estipula parâmetros sobre armazenamento de líquidos e combustíveis. O estudo desse documento é um dos objetivos do curso de armazenamento de líquidos e combustíveis. Dessa forma, os alunos são preparados para desenvolver projetos e operações eficientes e seguros.

Isso é possível pois as aulas ensinam também a construir terminais, armazéns e fábricas que estejam de acordo com as diretrizes da NBR, tornando mais fácil a aprovação de licenças e inspeções. Com isso, as instalações não oferecem riscos ao meio ambiente e às comunidades próximas à produção petroquímica.

6. Perfuração de poços

No curso de perfuração de poços, o estudante analisa as técnicas e metodologias aplicadas a essa atividade. Além disso, os conhecimentos envolvem o entendimento sobre tipos e funções dos poços, o giro e o raio de curvatura, os equipamentos utilizados e os fatores de riscos.

Dessa maneira, o profissional elabora projetos de perfuração adequados e seguros, além de utilizar técnicas e equipamentos que unam rapidez com economia de recursos. Sem dúvidas, quem realiza esse curso fica na vanguarda da produção petrolífera, pois encontra o produto que mantém todo o setor em funcionamento.

Como vimos, os cursos de petróleo e gás natural são uma ponte para uma carreira profissional cheia de atividades interessantes. O melhor de tudo isso é ingressar em um setor que está em crescimento e promete bons lucros no longo prazo.

O que achou de nosso artigo? Gostou de conhecer os melhores cursos de petróleo e gás que vão turbinar a sua carreira? Deixe que outros também conheçam esse conteúdo compartilhando este post nas suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Abrir WhatsApp
Precisa da gente?
Olá! Podemos te ajudar?
Powered by