O que fazer para reduzir os custos com recrutamento e seleção?

4 minutos para ler

O acompanhamento e o controle de gastos são assuntos recorrentes nas reuniões de gestão em qualquer empresa, afinal, o lucro só existe quando o faturamento sobrepõe, substancialmente, as despesas.

Considerando a necessidade de uma mão de obra qualificada para prestar um bom serviço e alavancar as vendas, será que é possível reduzir o custo de recrutamento e seleção e colaborar para o equilíbrio da saúde financeira da empresa?

Com este artigo esperamos responder a essa pergunta e contribuir com algumas dicas para você reduzir os custos com recrutamento e seleção sem perder a qualidade da aquisição de talentos. Continue a leitura e saiba mais!

Recrutamento e seleção: principais impactos financeiros

Para iniciar um processo de contratação de novos funcionários, a equipe de RH tem pela frente diversas etapas a cumprir. Acontece que muitas delas podem ser dispendiosas para a empresa — divulgação de vagas, filtragem de currículos e entrevistas são algumas.

Se do processo seletivo resultar boas contratações, certamente, a empresa terá um retorno do investimento em médio e longo prazo. Contudo, os erros podem acarretar despesas e um resultado não esperado.

Dicas para reduzir o custo de recrutamento e seleção

A melhor maneira de realizar um processo adequado de recrutamento e seleção é elaborar um planejamento e visualizar todas as possibilidades antes de dar o primeiro passo.

As estratégias de RH para alcançar o sucesso na aquisição de novos talentos devem contemplar ações internas e externas de acordo com as necessidades dos departamentos, além das especificidades das vagas demandadas.

Na sequência, trazemos algumas dicas que podem auxiliar você na missão de promover um processo de recrutamento e seleção que seja, ao mesmo tempo, econômico e eficiente!

Considerar o recrutamento interno

O aproveitamento dos profissionais da própria empresa pode reduzir muito os custos caso não seja necessário realizar uma substituição. Quando surgir uma demanda, primeiro, avalie o perfil dos funcionários que estão aptos a participar de um processo interno.

Com uma análise das competências e habilidades dos profissionais selecionados, pode ser que a empresa seja beneficiada pela movimentação de colaboradores sem precisar de novas contratações.

Evitar erros de contratação

Os erros de contratação estão passíveis de gerar grandes prejuízos — quando não correspondem às expectativas da empresa e deixam a desejar nos resultados, os funcionários recém-contratados precisam ser desligados antes do término do contrato.

Mesmo que a saída aconteça dentro do período de experiência, a empresa terá despesas com rescisão do contrato e abertura de um novo processo, significando um custo de retrabalho para aqueles profissionais de RH que poderiam se dedicar melhor ao onboarding.

Optar pela terceirização de profissionais

Dependendo do tipo de vagas e atribuições, é possível terceirizar a mão de obra e arcar apenas com o investimento em uma empresa especializada que cuide de todo o processo.

O interessante dessa alternativa é que, caso o funcionário recém-contratado não se adapte às funções, a responsabilidade sobre um novo processo e substituição correrá por conta da empresa terceirizada, que se comprometerá a encontrar candidatos mais adequados.

Sem contar que a equipe de RH ficará livre para realizar atividades mais estratégicas de gestão de pessoas, com foco no core business, acompanhando gestores e equipes em um desenvolvimento cada vez maior das chamadas soft skills ou habilidades comportamentais.

O desafio de reduzir o custo de recrutamento e seleção aliado à adoção de boas estratégias — incluindo as dicas deste post — com critérios específicos de cada processo são elementos suficientes para garantir um resultado de sucesso.

Se você gostou do post e deseja saber ainda mais sobre os processos de recrutamento e seleção, além de contar com dicas interessantes sobre os subsistemas de RH, siga a nossa empresa nas redes sociais: estamos no Facebook e no LinkedIn!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Abrir WhatsApp
Precisa da gente?
Olá! Podemos te ajudar?
Powered by