Desenvolvimento de carreira: 5 dicas para você colocar em prática

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A competitividade faz com que as empresas busquem cada vez mais profissionais qualificados para atuar nos seus bastidores e na sua linha de frente. Por isso, o desenvolvimento de carreira se tornou essencial, sobretudo para aqueles que desejam conquistar um espaço no mercado e ser reconhecido profissionalmente.

Neste post, listamos 5 dicas de desenvolvimento de carreira. Tome nota e coloque cada uma delas em prática o quanto antes!

O que significa se desenvolver na carreira?

O desenvolvimento de carreira é um conjunto de ações com foco na melhoria dos potenciais profissionais para aumentar as chances de ser reconhecido como uma aquisição relevante por parte das empresas.

Quando o assunto é processo seletivo, análise de currículo e contratação, logo pensamos em alguns aspectos como formação e conhecimento técnico, além de variáveis comportamentais. Todos esses atributos são diferenciais apreciados pelas empresas e passam pelo crivo da equipe de seleção e recrutamento.

Isso quer dizer que o profissional que não apresenta um conjunto satisfatório de competências dificilmente avançará no âmbito profissional.

Por que é importante se preocupar com o desenvolvimento de carreira?

Você já parou para imaginar quantos profissionais estão fora do mercado de trabalho ou atuam numa área diferente da sua formação? Essas situações demonstram que apenas ter um bom currículo não é o suficiente para ocupar e se destacar em um cargo.

Identificar, acompanhar e aderir às tendências ajuda o profissional a compreender como ele deve desenvolver a sua carreira para adequar o seu currículo à nova realidade.

5 dicas para ajudar no desenvolvimento de carreira

1. Trace metas e objetivos

As metas e os objetivos devem ser traçadas considerando os prazos determinados para concretização. Eles funcionam como combustível para transformar os sonhos em ações específicas até chegar ao estágio desejado de sucesso.

Você pode, inclusive, utilizar o eficiente método SMART para saber exatamente quando e como agir:

  • S (específico): seja prático e específico ao definir as suas metas e os seus objetivos;
  • M (mensurável): torne tangível as metas estabelecidas para ter a condição de mensurar periodicamente os resultados, assim você saberá se está no caminho certo;
  • A (atingível): estabeleça metas realistas e possíveis de serem alcançadas;
  • R (relevante): as metas e os objetivos devem fazer sentido tanto para você quanto para o projeto ou a empresa em que estiver inserido;
  • T (temporal): os prazos para execução e o tempo para alcançar um objetivo são fatores motivacionais e de engajamento.

2. Crie um plano de carreira

Se você tem metas e objetivos, também tem os requisitos para montar um plano de carreira. Analise e trabalhe nos seus pontos para alcançar um bom nível profissional. Elas podem ser:

  • características pessoais;
  • competências;
  • conhecimentos;
  • formação; e
  • habilidades.

3. Reconheça o seu valor profissional

A postura diz muito sobre um profissional. Quanto mais consciência você tiver do seu valor enquanto profissional, maiores são as suas chances de vender uma imagem segura para as empresas.

Lembre-se de que as empresas esperam contar com profissional eficiente e com certa autonomia sobre os processos, ainda que trabalhem sob supervisão.

4. Não pare de estudar

“O saber não ocupa lugar.” Esse provérbio é muito pertinente para o desenvolvimento de carreira. Conhecer a sua área de atuação aumenta as chances de vencer a concorrência, tanto para uma vaga nova quanto para a permanência na empresa.

Ser um profissional especialista é importante para determinadas funções, mas o conhecimento tem lugar especial nos processos seletivos, principalmente se o avaliador precisar recorrer a critérios de desempate.

5. Aprimore o networking

O networking é obrigatório para quem deseja alçar voos mais altos na carreira. Você precisa destacar os bons trabalhos que desempenhou durante a sua vida para poder ser lembrado por um gestor tão logo surja uma oportunidade.

Será importante tornar essa trajetória conhecida. Uma boa dica é desenhar uma linha do tempo da sua carreira, pontuando os seus picos de bom desempenho (aqueles momentos em que sentiu orgulho de si, sabe?).

Sempre que precisar falar sobre a sua carreira com alguém, reforce esses pontos. Isso pode fazer com que você seja notado mais facilmente — uma estratégia inteligente no desenvolvimento de carreira.

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