Empregos offshore: o que é possível esperar do setor para 2020?

6 minutos para ler

Muitos esperam pelo retorno das oportunidades de emprego offshore desde o início da crise da Petrobras que ocorreu em 2014. Porém, as nuvens dessa tempestade começaram a se dissipar no ano passado e, atualmente, “bons ventos” sopram sobre o setor de petróleo e gás. De acordo com a Folha de São Paulo, a área promete uma criação de até 400 mil vagas de trabalho nos próximos anos.

Mas quais são os motivos que impulsionam essa revitalização do setor petrolífero brasileiro? O que esperar em 2020? Como aproveitar essa boa fase e conseguir uma vaga de emprego? Acompanhe os próximos tópicos e descubra!

Quais são as expectativas de emprego offshore em 2020?

Se fôssemos apontar uma das principais razões para o retorno do crescimento da área de petróleo e gás seria a privatização do pré-sal.

Fato é que, nos últimos anos, foram feitos vários leilões para a partilha da produção dessa reserva. E, embora a Petrobras tenha o direito de extrair até 5 bilhões de barris de petróleo do chamado polígono do pré-sal, o restante do volume será explorado por diversas empresas do setor.

Em vista disso, a produção de petróleo será impulsionada. Segundo Décio Oddone (diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis — ANP) revelou em um artigo do site da Agência Brasil, a privatização do pré-sal produzirá investimentos que podem gerar a instalação de 50 a 60 novas plataformas no litoral brasileiro nos próximos anos.

O que isso representa? Ainda de acordo com Décio Oddone, a consequência será o aumento de arrecadação, produção e contratação de mão de obra qualificada. Sendo assim, haverá uma grande demanda por serviços e materiais que impactarão na atividade e na elevação das vagas de trabalho. Em especial, os empregos offshore — que são muito visados devido à oferta de bons salários.

Haverá também uma infinidade de funções disponíveis, como soldador de sonda, operador de rádio, coordenador de segurança e treinamento de equipamentos, médico, engenheiro de lama etc. Quanto às áreas, os profissionais podem trabalhar na sala de controle, no departamento mecânico ou elétrico, no convés, no catering e em muitos outros locais da plataforma.

Sem dúvidas, é hora dos profissionais do setor de petróleo e gás se prepararem para boas oportunidades de empregos em 2020 e além. Com certeza, essa é uma excelente notícia para muitos que estão fora desse mercado, mas que desejam retornar para ele.

Como conseguir uma vaga de trabalho?

Para conseguir uma vaga de emprego offshore é necessário usar algumas estratégias. Dessa forma, a busca será bem direcionada, evitando frustrações e perda de tempo e de boas oportunidades.

A seguir, elencamos dicas valiosas para você ter sucesso na conquista de um trabalho nesse ramo da área de petróleo.

Identifique a função

Normalmente, as empresas offshore costumam contratar profissionais experientes. O motivo é o tipo de serviço exercido na área, que envolve muito treinamento e constantes especializações.

Para os que trabalham embarcados em plataformas, há ainda a necessidade de qualificação no manuseio de líquidos e gases combustíveis. Além do desenvolvimento de habilidades que ajudem a lidar com os riscos relacionados ao serviço, como situações emergenciais nas quais é necessária uma evacuação rápida e organizada.

Nesse sentido, antes de iniciar a busca por empregos offshore, é essencial entender os requisitos da função escolhida. Dessa forma, pode-se concentrar os esforços na procura por especializações ou simplesmente analisar outras possibilidades de vagas que se encaixem com o perfil profissional.

Obtenha as qualificações exigidas

Para os empregos offshore realizados em plataformas, além das qualificações específicas de uma determinada profissão, ainda são exigidos os cursos:

  • Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP) ou salvatagem;
  • Helicopter Underwater Escape Training (HUET), conhecido em português como Curso de Escape de Aeronave Submersa.

Crie um bom currículo

É importante elaborar um currículo atraente para enviar às empresas offshore. Existem algumas informações indispensáveis como dados pessoais, formação e experiência profissional, além dos cursos e qualificações realizados.

No entanto, não podemos esquecer de escrever descrições pormenorizadas. Em especial com respeito a habilidades, competências, experiências na área petrolífera (caso se aplique) e especializações. Com certeza, um currículo “enxuto” mas que mostra as informações que os recrutadores desejam faz toda a diferença.

Utilize uma plataforma de empregos

É claro que conquistar uma vaga de trabalho offshore exige esforço e dedicação. Para facilitar esse processo, o interessado pode utilizar as plataformas de emprego. Afinal, essas aplicações concentram uma grande quantidade de empresas que estão em busca de bons candidatos para o seu processo seletivo.

Dessa forma, é possível otimizar a busca e reduzir o tempo para encontrar o emprego ideal. Um dos recursos das plataformas é o “filtro de vagas”. Como o próprio nome já diz, o interessado refina a procura de acordo com o tipo de trabalho que deseja. Por outro lado, quando o candidato se cadastra no sistema, fica disponível para que as empresas o encontrem.

Podemos citar a Aknor como um exemplo de plataforma que aproxima os interessados em conseguir emprego offshore das organizações que disponibilizam as vagas. Por meio dela, o profissional obtém todo o suporte e consultoria de que necessita para alcançar a sua sonhada vaga. Entre os serviços oferecidos, estão:

  • adequação do currículo e do perfil do Linkedln;
  • orientação profissional;
  • teste vocacional;
  • acesso a milhares de vagas;
  • divulgação de currículos;
  • dicas de cursos voltados para a área de atuação;
  • suporte online para entrevistas de emprego.

Em resumo, a Aknor funciona como uma “ponte” que liga o candidato às melhores empresas do mercado offshore. Desse modo, é bem mais fácil entrar para esse setor tão promissor. Portanto, é hora de olhar para o futuro com confiança.

Como vimos nesse artigo, a área petrolífera está caminhando com vigor para o fim da crise. Cabe aos trabalhadores se qualificarem para aproveitar as oportunidades que virão. E a melhor forma de fazer isso é adotando a tecnologia das plataformas de emprego e se preparando para abraçar uma nova fase na carreira.

O que achou deste artigo? Entendeu o novo cenário quando o assunto é emprego offshore e como encontrar uma boa vaga de trabalho? Queremos ajudar você nessa conquista. Entre em contato com os especialistas da Aknor hoje mesmo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário