Entrevista de emprego: confira 5 dicas para mandar bem!

4 minutos para ler

Para quem está em busca de uma vaga, a entrevista de emprego é uma das etapas mais aguardadas do processo seletivo. Conseguir uma boa performance nesse momento pode ser decisivo para a contratação, por isso é importante se preparar.

Neste artigo, vamos compartilhar com você algumas dicas para causar uma boa impressão frente aos recrutadores e conquistar uma vaga na empresa. Continue a leitura e confira!

Como evitar o nervosismo antes da entrevista de emprego?

A entrevista de emprego deixa a maioria das pessoas com uma sensação de ansiedade e nervosismo. Essa expectativa que antecede o momento frente aos recrutadores é normal, afinal, o profissional precisa mostrar que seu trabalho merece a vaga que está em aberto.

No entanto, é fundamental equilibrar a ansiedade para conseguir ter foco e garantir um bom desempenho. Para conseguir chegar à entrevista com mais segurança, o melhor a fazer é se preparar o máximo possível.

Quais são as dicas para uma boa performance?

Com certeza, você quer passar a melhor impressão possível para o profissional que vai selecionar os candidatos. Veja abaixo as dicas que separamos para que consiga alcançar e, até mesmo, superar as expectativas na hora da entrevista.

1. Demonstre interesse pela empresa

Estudar sobre a empresa antes da entrevista de emprego é uma prática muito importante, mas que muita gente não faz.

Na hora da conversa, você pode mostrar que entende o perfil da organização, está alinhado aos valores e às políticas internas e vai conseguir se integrar facilmente ao ambiente de trabalho.

2. Vista-se de forma adequada

A forma de se vestir para uma entrevista também pode variar, dependendo do cargo que você quer ocupar. Vagas do alto escalão de uma empresa exigem que os candidatos vistam roupas mais formais.

Mas mesmo que esse não seja seu caso, é sempre importante adotar um tom neutro e profissional nas roupas, evitando o excesso de informalidade.

3. Fique atento à linguagem verbal e não verbal

Especialistas em recrutamento ficam atentos a todo o comportamento dos candidatos, seja o que é falado, seja a postura e as atitudes. Impaciência, falta de atenção ao que é falado, uso de linguagem inadequada ou excesso de tempo ao celular podem ser fatores contra você na entrevista.

4. Pense em seus pontos fortes e fracos

Em entrevistas de emprego, já se tornaram comuns perguntas sobre qualidades e defeitos dos candidatos. Sabendo disso, você pode preparar esse tipo de resposta antes mesmo da conversa.

Faça uma autoanálise e pense em seus pontos fortes como profissional. Tente evitar clichês como perfeccionismo ou trabalho em equipe. O mesmo vale para características que você precisa trabalhar. Tente mostrar algo que não seja prejudicial para a função em questão.

5. Mostre segurança

Por último, mas não menos importante, é fundamental mostrar segurança, principalmente ao falar sobre sua atuação profissional e seu desejo de atuar na organização. Afinal, o recrutador precisa ter certeza de que sua experiência profissional vai ser indispensável para o crescimento da corporação.

O que não fazer em uma entrevista?

Para ajudar você ainda mais em seu processo de preparação para uma entrevista de emprego, vamos mostrar algumas atitudes que você precisa evitar a todo custo:

  • mentir no currículo ou em frente ao recrutador;
  • falar mal do antigo patrão ou trabalho;
  • usar linguagem inapropriada, como palavrões ou piadas de mau gosto;
  • falar que não tem certeza sobre querer o emprego.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a mandar bem na sua entrevista de emprego! Manter a calma e estudar antes para o momento certamente vão fazer a diferença na hora de estar à frente do recrutador.

Ainda está à procura de vagas? Veja em outro artigo que separamos quais são as estratégias que você pode usar para conseguir um emprego. Boa leitura!

Você também pode gostar

Deixe um comentário