Descubra como fazer marketing pessoal e crescer na carreira

3 minutos para ler

“Quem não é visto não é lembrado.” No mercado de trabalho, ser enxergado pelas pessoas certas pode levar um profissional longe. É por isso que investir em marketing pessoal é mais do que uma boa ideia: é uma necessidade.

Quer entender do que se trata esse conceito e como você pode colocá-lo em prática? Então continue lendo este post!

O que é marketing pessoal?

Se o marketing tradicional foca no anúncio de produtos e serviços, o marketing pessoal destaca pessoas. Podemos dizer que ele impulsiona a imagem de alguém, tornando a pessoa atraente para o seu público, seja ele um grupo de seguidores ou de empregadores.

Para quem busca uma colocação no mercado, o marketing pessoal é essencial para mostrar o seu potencial. Transformar o seu nome em uma marca forte no universo dos talentos é a chave para atrair a atenção de recrutadores.

Como colocá-lo em prática?

Engana-se quem pensa que o marketing pessoal só pode ser adotado por pessoas extrovertidas. Essa ferramenta também pode ser usada pelos profissionais tímidos que desejam fortalecer a sua imagem e vender o seu trabalho.

Veja algumas maneiras de colocar essa estratégia em prática:

Pratique o autoconhecimento

A máxima grega “conhece-te a ti mesmo” não é um clichê quando o assunto é marketing pessoal. O autoconhecimento é uma das qualidades dos profissionais que conseguem alavancar a sua carreira. Afinal de contas, um bom vendedor conhece muito bem o produto que vende.

Conhecer as suas próprias competências, assim como as suas limitações, permite que a pessoa se venda da forma certa. Da mesma maneira, ajuda na busca pelo desenvolvimento pessoal.

Construa uma rede de relacionamentos

O networking é uma das melhores ferramentas para fortalecer a sua marca pessoal. É importante se cercar de pessoas que possam acrescentar conhecimentos e criar um círculo profissional valioso e promissor.

Eventos corporativos e redes sociais como o LinkedIn são ótimos espaços para construir uma rede de contatos na qual você pode trocar experiências e mostrar o seu trabalho.

Valorize os seus diferenciais

Mesmo atuando dentro em uma mesma área, nenhum profissional é igual ao outro. Sendo assim, é interessante destacar os seus diferenciais, que podem estar atrelados ao seu currículo, como as suas especializações.

Outras qualidades valorizadas são as soft skills. Tratam-se de competências como criatividade, proatividade e boa comunicação.

Atente-se ao seu visual e à sua postura

De que forma você gostaria que outras pessoas te vissem? O marketing pessoal tem o propósito de moldar a imagem do profissional, adequando a sua imagem ao que ele gostaria de transmitir.

É claro que a apresentação física conta pontos para estabelecer uma imagem de profissionalismo e responsabilidade. Por isso, trabalhe em cima desse aspecto nas suas redes sociais e durante as suas reuniões de negócios e entrevistas.

Em um mercado cada vez mais competitivo, não trabalhar o marketing pessoal pode fazer você ficar para trás e perder ótimas oportunidades. Por isso, invista em estratégias que valorizam o seu trabalho e não tenha medo de mostrar as suas qualidades.

Você trabalha o marketing pessoal na sua rotina? Então conte para nós, nos comentários, quais são as estratégias que você usa.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Abrir WhatsApp
Precisa da gente?
Olá! Podemos te ajudar?
Powered by