Aprenda como montar um currículo ideal para o setor de óleo e gás
O setor de óleo e gás costuma ter vagas extremamente atraentes para profissionais que buscam uma recolocação no mercado. No entanto, é preciso se destacar para os recrutadores, e o primeiro passo para isso é montar um currículo impecável.
Para não perder boas oportunidades de emprego, confira, neste texto, como um bom currículo faz a diferença na seleção e quais características ele precisa ter para chamar a atenção das melhores empresas do setor. Continue a leitura!
Por que um bom currículo faz a diferença?
Com o mercado cada vez mais competitivo, é de imaginar que os recrutadores recebem centenas de currículos para cada vaga. Por isso, pequenos erros ou a falta de informações objetivas acabam sendo um fator de descarte rápido dos candidatos.
Como seu currículo é seu cartão de visitas, é fundamental passar uma boa impressão e mostrar às empresas que você está no grupo de talentos promissores para a vaga.
Como montar um currículo impecável?
Você sabe quais fatores as empresas realmente consideram como parte de um bom currículo? Veja abaixo e aprenda a montar um currículo vencedor.
Conheça a estrutura ideal de um currículo
Expor seu potencial como profissional para a vaga em aberto é o objetivo central do currículo. E isso precisa ser feito de forma organizada e objetiva, sem rodeios, mas sem omissão de informações importantes.
Para tanto, você pode se guiar pelos dados fundamentais que devem constar no documento:
- dados pessoais e de contato;
- objetivo de atuação;
- formação acadêmica;
- experiência profissional;
- cursos e conhecimentos relevantes;
- competências pessoais.
Liste as experiências profissionais recentes
Nem todas as suas experiências de carreiras precisam ser colocadas na hora de montar um currículo. É melhor valorizar aquelas que realmente podem agregar valor à sua imagem para o cargo em vista.
Coloque as experiências da mais recente para a mais antiga, lembrando de destacar o cargo ocupado e algumas das atividades exercidas no posto. Afinal, são esses detalhes que são relevantes para os recrutadores descobrirem se você é a pessoa que eles procuram.
Especifique sua formação
A formação acadêmica precisa estar evidente, assim como os cursos realizados que sejam interessantes para a vaga. Novamente, nem todos os cursos precisam ser listados, sendo melhor priorizar os que mostram uma pessoa capacitada para o cargo em questão.
As empresas querem profissionais que sejam realmente qualificados para a posição que anunciam. Por isso, o ideal é não disputar oportunidades que não estão ao seu alcance de formação. Isso pode acabar “queimando” uma chance com a empresa.
Exponha habilidades e competências
Uma característica do mercado atual é que as organizações procuram profissionais que tenham tanto habilidades técnicas quanto competências socioemocionais.
Quais qualidades pessoais podem fazer a diferença no cargo que você quer ocupar? Listá-las também é interessante. No entanto, fuja do clichê e busque falar de características diferenciadas.
Capriche na escrita
Como já falamos, o currículo é sua apresentação. Erros de português e uso inadequado de termos técnicos são alguns problemas que podem fazer você perder uma chance. Para evitar esses equívocos, peça para que outra pessoa revise o documento antes de enviá-lo.
Outra dica é fazer um pequeno resumo profissional no início do currículo, que fale um pouco de sua trajetória. Assim, você torna o documento mais pessoal e permite aos recrutadores uma leitura rápida sobre seu perfil.
Esperamos que este conteúdo ajude você a montar um currículo atrativo para os recrutadores do setor de óleo e gás.
Para aumentar suas chances de conseguir a vaga ideal, veja em nosso outro artigo como o LinkedIn pode ajudar a encontrar oportunidades na sua área.