Veja 4 dicas para um onboarding de novos colaboradores eficiente

3 minutos para ler

O onboarding de novos colaboradores é o processo de “trazer a bordo” profissionais recém-contratados, de forma que se sintam acolhidos e integrados à empresa. Essa prática influencia diretamente a experiência que cada talento vai ter em relação à marca empregadora.

Quando o onboarding é eficiente, os profissionais conseguem entender, logo nos primeiros dias, o que a organização espera da performance deles e o que cada um pode esperar da empresa.

Neste texto, mostramos 4 dicas para que o RH de sua empresa possa ter sucesso no processo de integrar novos colaboradores. Continue a leitura e confira!

1. Recepcione da melhor forma

O primeiro dia de trabalho, por vezes, pode ser marcado por apreensão para os novos talentos. Então, a fim de “quebrar o gelo” logo nos primeiros minutos, é interessante planejar uma recepção em que algum representante do RH dê as boas-vindas aos profissionais, apresentando-se e oferecendo um café da manhã.

É importante ser pontual na chegada, já que é comum que recém-contratados cheguem mais cedo ao local de trabalho. Deixá-los esperando sem nenhuma informação pode acabar gerando desconforto.

2. Faça um tour pela empresa

Um tour pela empresa é a melhor forma de iniciar um diálogo que apresente tanto a cultura organizacional quanto os afazeres de cada setor. Assim, os colaboradores vão entender qual lugar ocupam na máquina corporativa.

Durante o tour, uma boa ideia é apresentar alguns colaboradores e gestores — previamente avisados — para iniciar o processo de integração com outros membros da equipe.

3. Ofereça material informativo e treinamentos

O onboarding de novos colaboradores acaba sendo um momento com muita informação transmitida aos profissionais. Por vezes, o excesso de questões abordadas torna o processo confuso e cansativo.

Uma opção para melhorar a estratégia é elaborar um material informativo para os profissionais, que eles poderão ler com calma durante o dia ou em casa. Esse conteúdo deve trazer pontos principais do dia a dia na empresa, como valores, código de ética, políticas internas, benefícios oferecidos, organograma e pontos de contato no RH.

Durante o primeiro dia, também é possível oferecer um treinamento que seja mais dinâmico para abordar algum assunto fundamental para o início do trabalho, como processos de segurança ou manipulação de algum equipamento.

4. Forneça os acessórios que o funcionário precisa

Imagine chegar em um novo emprego e descobrir que você não tem um computador, uma mesa ou as ferramentas necessárias para começar a trabalhar. Esse erro comum na recepção de novos colaboradores causa constrangimento e uma má impressão sobre a empresa.

Por isso, é importante planejar com detalhes o primeiro dia e definir de antemão tudo que será necessário oferecer ao profissional que está chegando à organização. Afinal, isso também vai impactar a produtividade dele e os resultados da equipe.

Traçar uma estratégia de onboarding de novos colaboradores vai garantir uma integração plena de novos talentos à equipe e maior engajamento com a organização. Nesse sentido, esperamos que este texto tenha ajudado na elaboração de um plano eficiente.

Um RH estratégico tem uma preocupação especial no que diz respeito à experiência dos colaboradores com a empresa. Neste outro artigo do nosso blog, confira as características desse modelo mais arrojado de RH. Boa leitura!

Você também pode gostar

Deixe um comentário