4 dicas de como se destacar em um processo seletivo

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Quem está em busca de uma oportunidade de emprego ou de recolocação profissional precisa passar, geralmente, por um processo seletivo. Afinal, esse é o principal meio pelo qual as empresas estudam quais candidatos são os mais adequados para as vagas em aberto. Sabendo da competitividade do mercado, é sempre interessante descobrir algumas boas práticas para se destacar entre outros profissionais.

Neste artigo, queremos compartilhar dicas para você conseguir chamar a atenção do recrutador. Continue a leitura e confira!

1. Seja pontual e tenha uma boa apresentação pessoal

A primeira impressão passada em um processo seletivo conta muito para a escolha da organização. Durante a entrevista, o recrutador quer ver no candidato ideal os valores que a empresa compartilha e o comprometimento com o cargo que está sendo disputado.

Por isso, seguir algumas regras de etiqueta é fundamental, como chegar pontualmente ou com antecedência ao local da seleção. Além disso, é importante usar vestimentas adequadas, que transmitam seriedade e profissionalismo. Gírias, palavrões e expressões ofensivas também precisam ser cortados do vocabulário na hora da entrevista.

2. Saiba falar de si e de seus resultados

Muitos profissionais acabam ficando um pouco inseguros na hora de falarem de si mesmos e de suas conquistas na área de atuação. No entanto, em uma entrevista de emprego, é essencial ter a capacidade de expor suas qualidades pessoais e os resultados que podem ser decisivos para a vaga.

É totalmente possível equilibrar autoconfiança com humildade ao pontuar habilidades e competências que você tem. Uma ótima estratégia para praticar isso é perguntar a parentes, amigos e colegas de trabalho algumas qualidades que você pode realçar. Além disso, vale a pena estudar o próprio currículo e relembrar pontos altos da sua carreira.

3. Fale honestamente sobre seus conhecimentos

Algo muito importante em um processo seletivo é não mentir sobre os próprios conhecimentos e/ou experiências. Algumas pessoas acabam “maquiando” o currículo e afirmando tópicos que fogem da realidade. Mas essa não é, nem de longe, uma boa iniciativa para conquistar uma vaga.

O melhor a fazer, tanto no currículo quanto na entrevista, é ter honestidade diante dos recrutadores. Se houverem lacunas de conhecimento, você sempre pode falar que se dispõe a aprender ou se aperfeiçoar para alcançar as expectativas da empresa.

4. Mostre por que a empresa precisa contratar você

É muito comum que recrutadores questionem ao candidato por que ele deve ser contratado. O que você responderia? Uma possibilidade é reforçar sua experiência na área, seus conhecimentos e seu desejo de colaborar para o crescimento do negócio.

Fuja de justificativas como “preciso de um trabalho” ou “preciso de dinheiro”. Demonstre comprometimento em atuar com seu máximo desempenho e trazer resultados positivos para a empresa.

As organizações querem contar com um time de colaboradores qualificados e dispostos a se engajarem no trabalho, e é no processo seletivo que o candidato pode mostrar que tem esse perfil. Portanto, siga as nossas dicas para se sair bem em sua próxima entrevista de emprego e, assim, aumentar suas chances de contratação.

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