Como as redes sociais e o mercado de trabalho estão relacionados?

4 minutos para ler

Muita gente não associa redes sociais e mercado de trabalho, afinal, as plataformas online são voltadas para postar conteúdos pessoais e se relacionar com amigos, não é mesmo? Isso até é verdade, no entanto, esses espaços também podem ajudar você a procurar e conquistar uma vaga de emprego.

Não sabe como? Neste artigo, vamos mostrar que recrutadores de empresas já observam redes sociais em busca de bons candidatos. Também vamos compartilhar dicas para deixar seu perfil mais profissional e atrativo para as organizações. Continue a leitura e confira!

Como as empresas usam as redes sociais para recrutar?

É comum pensar que os profissionais vão atrás das empresas em busca de oportunidades de emprego. Entretanto, o inverso está se tornando comum. Com a carência de talentos qualificados para certas vagas, as organizações estão usando as redes sociais para procurar candidatos adequados.

Essa busca acontece principalmente em plataformas voltadas para o mercado de trabalho, como o LinkedIn. Isso porque essa rede social foi pensada justamente para conectar empresas e profissionais. Mas até espaços como Facebook, Twitter e Instagram podem servir de ponte para esse contato, afinal, a maioria das organizações já têm perfis em redes sociais e podem usá-los para buscar ou avaliar candidatos.

Como usar redes sociais para conquistar um emprego?

Agora que você sabe que redes sociais e mercado de trabalho estão conectados e que sua vaga pode estar a alguns cliques de distância, que tal entender como seu perfil pode ser atrativo para os recrutadores?

A seguir, veja as dicas que separamos para você!

Postar conteúdos relevantes

Mesmo que as redes sociais sejam voltadas para compartilhar momentos de lazer e opiniões pessoais, é fundamental diversificar as publicações, postando também alguns conteúdos relevantes do aspecto profissional.

É importante se mostrar de forma profissional e deixar claro que você se atualiza constantemente sobre os temas da sua área de atuação. Assim, se um recrutador for até seu perfil, vai descobrir alguém preparado para uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Utilizar as redes como portfólio

Dependendo da sua área de atuação, suas redes sociais podem se tornar um grande portfólio, ou seja, um cartão de visitas completo que mostra sua capacidade. Para isso, você pode compartilhar trabalhos realizados para clientes recentes ou mesmo relembrar algumas atuações que foram destaque na sua carreira.

Um portfólio atualizado demonstra que o profissional está na ativa e em constante evolução. Além disso, permite que pessoas próximas a você conheçam seu trabalho e, até mesmo, o indiquem para outros. Quem sabe a oportunidade que você espera não surge daí?

Interagir com outros profissionais

Fazer networking é um dos melhores caminhos para conseguir boas oportunidades de emprego. Mas isso precisa acontecer de forma orgânica, ou seja, não é bom “forçar a barra”.

Para tornar essa interação com outros profissionais uma coisa natural, tenha sempre pessoas da sua área nas redes sociais e mantenha um relacionamento com elas. Continue próximo a colegas de cursos, frequente palestras e workshops e siga quem é referência na sua área. Eventualmente, oportunidades podem surgir desses relacionamentos.

Percebe como é possível associar redes sociais e mercado de trabalho de uma maneira inteligente e estratégica para conseguir uma vaga de emprego? Lembre-se de adotar uma postura profissional e sempre pensar como um recrutador consideraria suas publicações.

Para continuar entendendo mais sobre esse tema, leia também sobre o que é marketing pessoal e como você pode usá-lo a seu favor.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Abrir WhatsApp
Precisa da gente?
Olá! Podemos te ajudar?
Powered by