Quais são as vantagens de terceirizar o serviço de recrutamento e seleção?

6 minutos para ler

Não há dúvidas sobre a importância do processo de contratação de talentos. Ele garante a entrada de novos profissionais e a formação de equipes de alta performance. Mas como os serviços de recrutamento e seleção podem tornar a realização das etapas mais eficaz?

De múltiplas formas. Antes de explicá-las, é necessário ter clareza sobre o que significa terceirização. Consiste em um processo de outsourcing; em outras palavras, de apostar em fontes externas, comumente especializadas, para suprir a demanda por determinado serviço. Por exemplo, deixar toda a contratação sob a direção de um especialista externo.

Nos próximos tópicos, vamos nos aprofundar nessa temática e detalhar as vantagens de terceirizar serviços de recrutamento e seleção. Portanto, continue sua leitura!

Processo conduzido por especialistas

A ideia de seleção é simples: contratar um profissional com competências técnicas e comportamentais adequadas à sua empresa. Na prática, porém, a coisa é mais complexa. Deve-se conhecer um conjunto de métodos e ferramentas que viabilizem esse processo.

Por exemplo, é preciso fazer uma descrição de vaga atraente, disseminá-la pelos meios de comunicação compatíveis com o talento que quer atrair, aplicar testes comportamentais e dinâmicas em grupo, além de realizar entrevistas em profundidade. Tais métodos são úteis para atrair talentos e observar competências, o que dificilmente é executado por um leigo.

Quando a seleção é conduzida por um aprendiz, apenas o básico é feito. O problema é que isso não é suficiente. Sabe-se que 88% dos executivos consideram desafiador encontrar mão de obra qualificada. Se o assunto não for levado a sério, talentos nunca farão parte do time.

Possibilidade de manter o foco no core business

Uma alternativa para o obstáculo citado acima é arquitetar uma estrutura para contratar talentos, investindo no que o mercado tem de melhor em termos de tecnologias e métodos. O lado ruim disso é que tira o foco do core business, e aí vem outro benefício da terceirização.

Em poucas palavras, core business significa negócio central. O de uma concessionária, por exemplo, é a venda de carros (ela é especialista nisso). Já uma agência de viagens é especialista em oferecer ótimas experiências de viagem. Nenhuma dessas empresas têm como negócio central contratar profissionais. Não é parte essencial da sua estratégia.

A terceirização permite que você mantenha o foco no core business, enquanto a terceirizada cuida com rigor das tarefas subjacentes que determinam o sucesso da sua empresa — como a seleção. Isso contribui para que o seu negócio seja mais estratégico e enxugue custos.

Custo final muito mais baixo

Pergunte-se agora mesmo: qual é a contratação mais cara? Muitos gestores deixam a seleção dentro da empresa e investem pouco nesse fator, achando que assim podem reduzir custos. Acontece que o efeito é o oposto, pois a contratação mais cara é a errada.

Uma má contratação traz consigo uma série de custos adicionais. O profissional terá dificuldades de se encaixar, o que torna o processo de integração mais longo e oneroso. Também tende a se envolver em mais conflitos interpessoais, problemas e acidentes.

Outro ponto importante é que profissionais que não compartilham os valores da empresa podem até prejudicá-la intencionalmente — talvez queiram sabotar processos internos, vazar dados sigilosos ou, no fim das contas, mover processos judiciais contra ela.

Todos esses custos, além dos demissionais, são naturais à má contratação. Mas ao deixar o processo nas mãos dos especialistas da terceirizada, a probabilidade de que isso ocorra é consideravelmente menor. Logo, terá profissionais mais talentosos e menos custos.

Rapidez e qualidade no processo

Cada contratação é um desafio distinto. É muito diferente contratar um vendedor e um topógrafo, ou mesmo um segurador. Cada profissão demanda um conjunto específico de competências e depende de uma estratégia única de recrutamento e seleção.

Portanto, ao manter a seleção na empresa, é natural que apareçam dúvidas sobre como delimitar o processo de contratação, definir o perfil do talento desejado e dar início ao processo. Isso gera atrasos, reduz a taxa de acerto e promove custos adicionais.

Uma empresa especializada em R&S conhece os diversos tipos de profissionais e caminhos para contratá-los, assim como as tecnologias úteis, o que agiliza e delimita melhor o processo. Além disso, garante que o tempo da empresa seja bem aproveitado.

Foco no alinhamento com a cultura organizacional

A cultura organizacional é um elemento quase sempre invisível, mas realmente poderoso. Ela determina o que é (e o que não é) prioridade no expediente, quais são os valores básicos e várias outras coisas que promovem o sucesso ou fracasso do empreendimento.

O mais importante é que a cultura é construída pelos próprios profissionais e suas relações diárias. Sendo assim, ao conduzir a contratação com base nos valores que os talentos devem compartilhar, também consegue direcionar a sua cultura organizacional. É como se estivesse dizendo: “olha, é este o conjunto de valores que queremos sustentar”.

Aqui, a terceirização ajuda muito. Ela avalia quais são os valores da empresa e realiza todo o processo seleção com foco no fit cultural (isto é, no encaixe entre os valores do negócio e os do profissional). Isso depende de uma seleção com análises comportamentais.

Diminuição considerável no turnover

O turnover é um valioso indicador de RH. Em resumo, diz respeito ao percentual de profissionais que deixaram a empresa em certo período (geralmente, 12 meses). Quando a taxa é elevada, a empresa tem uma série de problemas, inclusive custos adicionais.

Uma das principais causas para um alto índice de turnover é a má contratação. Profissionais que não compartilham do DNA da empresa logo deixam o quadro de trabalho, seja porque pedem demissão, seja porque são desligados. De todo modo, isso é negativo.

Nesse aspecto, como a terceirização garante uma boa contratação, alinhada aos valores básicos da empresa, também contribui para reduzir o turnover. Ou seja, os profissionais tendem a ficar mais tempo no quadro de trabalho, entregando resultados grandiosos.

Veja, agora você está por dentro das maiores vantagens da terceirização de serviços de recrutamento e seleção. Vale destacar que o processo não é complexo. Ele parte de uma relação que envolve o ofertante de um serviço e seu tomador, na qual ambos são beneficiados. O resultado é um processo de R&S mais ágil, acertado e estratégico à empresa.

E então, quer entender mais sobre o assunto e como terceirizar serviços de recrutamento e seleção para sua empresa? Muito fácil, basta entrar em contato com a equipe da Aknor!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Abrir WhatsApp
Precisa da gente?
Olá! Podemos te ajudar?
Powered by